Casa Grande ou dos Almeidas

Av. Luís de Camões, 2230-139 Sardoal, Portugal

Sob consulta

Descrição

A Casa Grande ou dos Almeidas é um edifício pertença do Município de Sardoal, classificado pelo IPPAR como IPP – Imóvel de Interesse Público, pelo Dec. Nº 135/74 de 21 de agosto de 1974. Localizado na Av. Luís de Camões em Sardoal, esta construção remonta aos finais do séc. XVII princípios do século XVIII, tendo sofrido ao longo dos anos alterações e reedificação, sendo uma das grandes referências do Património Arquitetónico do Sardoal.

A recuperação deste imóvel e a ampliação de novos espaços, numa área de intervenção de 4.293,83 m2, contempla uma mudança de funcionalidades e usos do edificado atual. O equipamento hoteleiro de 4 estrelas projetado terá capacidade para 38 quartos, dos quais 35 são duplos, 2 são suites e 1 é individual, uma cozinha, salas de refeição, salas de jogos e de estar, uma sala de piano, um espaço comercial, entre outros espaços.

A área exterior do empreendimento, nomeadamente, os acessos, o estacionamento, as esplanadas, a piscina e o jardim, formam um conjunto de continuidade formal e visual dos espaços interiores. Pretende-se deste modo, que todas as novas áreas propostas possuam uma caracterização diferenciada segundo o uso a que se destinam: lazer, desporto, contemplação e outras atividades, estando desta forma projetados vários espaços exteriores, cobertos e descobertos, mantendo-se assim, a harmonia plena entre interior e exterior do edifício.

Em termos de organização espacial, este empreendimento turístico será composto por 4 pisos, a citar:

  • Piso -1 ‒ garagem (10 lugares 2 para pessoas com mobilidade reduzida), átrio dos funcionários, despensa de frios, despensa de secos e sala de funcionários / pessoal, rouparia, instalações sanitárias /balneários /vestiários para funcionários / pessoal (masculino e feminino), arrumos, área técnica, copa, piscina exterior (tanque adultos e crianças), solário, áreas verdes exteriores, átrio de alojamento,11 quartos duplos instalações sanitárias (capacidade para 22 pessoas);
  • Piso térreo – átrio principal, lobby (para 11 pessoas, dimensão com capacidade para 30 pessoas), receção, instalações sanitárias (masculino e feminino e para pessoas com mobilidade reduzida), cabine de telefone, depósito de bagagens, secretaria / gabinete, arrumos, espaços comerciais / lojas, sala polivalente (capacidade para 30 pessoas), entrada de serviço, despensa de dia, lixos, cozinha, copa, restaurante (para 76 pessoas, dimensão com capacidade para 100 pessoas), esplanada (capacidade para 30 pessoas), circulações (público e serviço), arrumo / rouparia, 14 quartos instalações sanitárias (13 duplos, 1 para pessoas com mobilidade reduzida, capacidade para 28 pessoas);
  • Piso 1 ‒ salão nobre / sala de estar (para 14 pessoas, dimensão com capacidade para 30 pessoas), sala de piano (capacidade para 20 pessoas), cozinha / copa, arrumo / rouparia, 2 esplanadas (capacidade para 30 pessoas),10 quartos instalações sanitárias (8 duplos, 1 individual, 1 suite, capacidade para 19 pessoas);
  • Piso 2 – 3 quartos instalações sanitárias (2 duplos, 1 suite, capacidade para 6 pessoas).

Tendo em conta este objetivo, a Câmara Municipal de Sardoal tem um projeto no âmbito de um PIP – Pedido de Informação Prévia, o qual foi sujeito a consulta à DGPC e ao Turismo de Portugal, IP.
Das consultas promovidas resultaram pareceres favoráveis condicionados, constando-se a viabilidade do “Estabelecimento Hoteleiro”.

  • Endereço: Av. Luís de Camões, 2230-139 Sardoal, Portugal
  • Cidade: Sardoal
  • Distrito Santarém
  • Código Postal: 2230-139
  • País: Portugal, República Portuguesa

Detalhe

  • ID de Propriedade: 8824
  • Área Construída: 3828 m²
  • Área Total: 4294 m²
  • Ano de Construção: finais do Séc. XVII
  • Tipo de Propriedade: Hotel
  • Situação da Propriedade: Devoluto

Informação de contato

António Borges
António Borges
241850000

Perguntar sobre esta propriedade