Começar um negócio
Estruture um plano de negócios
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Guia prático
Preparar um
Plano de Negócios
A ferramenta de gestão que o ajuda a caracterizar e estruturar a ideia de negócio, a estudar cenários, a sistematizar objetivos estratégicos e a projetar e mapear o caminho até à concretização do seu projeto empresarial.
10 Componentes essenciais
1
Sumário executivo
Fornecer de forma breve e clara a visão geral do projeto e destacar sucintamente as suas conclusões essenciais, identificando o conceito do negócio e a missão, o mercado de atuação, a proposta de valor, o retorno previsto e os recursos humanos e financeiros necessários.
2
Apresentação da empresa
Introduzir informações sobre a empresa como o seu historial e conceito de negócio, e enunciar as capacidades e competências individuais e a experiência dos promotores, bem como as suas motivações e expetativas.
3
Análise do mercado
Descrever e fundamentar o contexto setorial no qual a empresa está inserida, analisando o mercado atual e potencial, caracterizando os potenciais clientes, concorrentes e fornecedores, e justificando em que termos a proposta de valor se diferencia no que respeita a qualidade, preço ou outras variáveis.
4
Análise estratégica
Fundamentar a capacidade competitiva do projeto tendo em conta os objetivos de médio e longo prazo, o ambiente interno e as características do meio envolvente e da concorrência, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e definindo a estratégia e as ações a desenvolver.
5
Plano de marketing
Descrever a estratégia global de marketing nas vertentes do produto, preço, distribuição e comunicação, assegurando que se adequa às metas previstas, que quantifica os objetivos de receitas e que justifica os pressupostos em que assentam as projeções a definir no plano económico e financeiro.
6
Plano operacional
Descrever o funcionamento da empresa e como serão prestados e comercializados os seus serviços, salientando os diversos recursos utilizados, a capacidade produtiva, a cadeia de valor, bem como a rede de parcerias que assegurará o funcionamento do modelo de negócio.
7
Plano organizacional e de recursos humanos
Elaborar uma descrição da estrutura organizativa e uma planificação das políticas de gestão dos recursos humanos tendo em conta as metas da empresa, detalhando os profissionais necessários, as suas competências e responsabilidades e os processos de gestão, e estabelecendo as diretrizes de funcionamento da organização.
8
Plano de investimento
Detalhar o investimento necessário à operacionalização e concretização dos objetivos traçados para o negócio, estabelecendo a calendarização adequada a cada fase de execução.
9
Plano económico e financeiro
Demonstrar a viabilidade económica e financeira do projeto, através de uma apresentação clara dos rendimentos e gastos associados aos serviços a prestar, da estrutura de financiamento, dos cash-flows operacionais e rentabilidades desejadas e dos indicadores de gestão e de viabilidade, cujos valores devem ser suportados nas informações recolhidas nos estudos de mercado efetuados.
10
Análise de sensibilidade
Avaliar a elasticidade do projeto através da construção de cenários alternativos com base nas suas variáveis críticas, identificando prováveis resultados em termos de impacto económico e financeiro e definindo os pontos críticos de cada variável de modo a acautelar a sua viabilidade.