Começar um negócio

Estruture um plano de negócios

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Guia prático

Preparar um

Plano de Negócios

A ferramenta de gestão que o ajuda a caracterizar e estruturar a ideia de negócio, a estudar cenários, a sistematizar objetivos estratégicos e a projetar e mapear o caminho até à concretização do seu projeto empresarial.
10 Componentes essenciais

1

Sumário executivo

Fornecer de forma breve e clara a visão geral do projeto e destacar sucintamente as suas conclusões essenciais, identificando o conceito do negócio e a missão, o mercado de atuação, a proposta de valor, o retorno previsto e os recursos humanos e financeiros necessários.

2

Apresentação da empresa

Introduzir informações sobre a empresa como o seu historial e conceito de negócio, e enunciar as capacidades e competências individuais e a experiência dos promotores, bem como as suas motivações e expetativas.

3

Análise do mercado

Descrever e fundamentar o contexto setorial no qual a empresa está inserida, analisando o mercado atual e potencial, caracterizando os potenciais clientes, concorrentes e fornecedores, e justificando em que termos a proposta de valor se diferencia no que respeita a qualidade, preço ou outras variáveis.

4

Análise estratégica

Fundamentar a capacidade competitiva do projeto tendo em conta os objetivos de médio e longo prazo, o ambiente interno e as características do meio envolvente e da concorrência, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e definindo a estratégia e as ações a desenvolver.

5

Plano de marketing

Descrever a estratégia global de marketing nas vertentes do produto, preço, distribuição e comunicação, assegurando que se adequa às metas previstas, que quantifica os objetivos de receitas e que justifica os pressupostos em que assentam as projeções a definir no plano económico e financeiro.

6

Plano operacional

Descrever o funcionamento da empresa e como serão prestados e comercializados os seus serviços, salientando os diversos recursos utilizados, a capacidade produtiva, a cadeia de valor, bem como a rede de parcerias que assegurará o funcionamento do modelo de negócio.

7

Plano organizacional e de recursos humanos

Elaborar uma descrição da estrutura organizativa e uma planificação das políticas de gestão dos recursos humanos tendo em conta as metas da empresa, detalhando os profissionais necessários, as suas competências e responsabilidades e os processos de gestão, e estabelecendo as diretrizes de funcionamento da organização.

8

Plano de investimento

Detalhar o investimento necessário à operacionalização e concretização dos objetivos traçados para o negócio, estabelecendo a calendarização adequada a cada fase de execução.

9

Plano económico e financeiro

Demonstrar a viabilidade económica e financeira do projeto, através de uma apresentação clara dos rendimentos e gastos associados aos serviços a prestar, da estrutura de financiamento, dos cash-flows operacionais e rentabilidades desejadas e dos indicadores de gestão e de viabilidade, cujos valores devem ser suportados nas informações recolhidas nos estudos de mercado efetuados.

10

Análise de sensibilidade

Avaliar a elasticidade do projeto através da construção de cenários alternativos com base nas suas variáveis críticas, identificando prováveis resultados em termos de impacto económico e financeiro e definindo os pontos críticos de cada variável de modo a acautelar a sua viabilidade.

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