Intenções de Viagens para Portugal – Wave 16 | 2023

Julho, 2023

A European Travel Commission (ETC) publicou o 16.º relatório, de um conjunto iniciado em setembro de 2020, com o objetivo de avaliar as intenções de viagens de curto prazo dos viajantes europeus em 10 mercados de origem, dentro da Europa.

 

Segundo o inquérito Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel, a inflação, e o consequente impacto no custo das viagens (23,7%), é a principal preocupação dos inquiridos, seguida das finanças pessoais (16,9%). Ainda assim, perto de sete em cada dez europeus planeiam fazer pelo menos uma viagem nos próximos seis meses, e 60% destes pretendem fazer mais do que uma viagem. Quase metade dos europeus inquiridos (48,5%) acreditam que vão ter o mesmo tempo de férias que tiveram em 2022, mas 20,3% têm planos de usufruir de uma duração mais prolongada.

 

Os destinos de sol e praia continuam a ser os mais desejados (18%), mas os city-breaks (14%) deixaram de ocupar a segunda posição de preferências, sendo ultrapassados pelas opções de cultura e património (16%). Entre os critérios para a escolha, o bom tempo (17%), as oportunidades vantajosas de compra de viagens (17%) e o bom acolhimento (12%), lideram.

 

O Verão e a preferência dos viajantes europeus por destinos de sol e praia e com bom tempo contribuem para a manutenção da 7.ª posição de Portugal no TOP10 de destinos europeus.

 

Para os inquiridos europeus que têm Portugal nos planos de viagem para os próximos seis meses, sol e praia são a preferência dos turistas austríacos, belgas e britânicos; destinos culturais são os mais escolhidos por italianos e franceses; e as opções de gastronomia e enoturismo suscitam maior interesse entre polacos e suíços.

 

Fonte: Aceda ao relatório aqui

Insights relacionados